fbpx
Raio:

Testemunho de uma enfermeira a trabalhar na Suécia


Colocado por | Fevereiro 22, 2019 | Parceiros, Testemunhos de Migração

A Mirjam¬†√© uma enfermeira holandesa, especializada em¬†Pediatria¬†.¬†Ela mudou-se para¬† Su√©cia¬† ¬†com o marido e os filhos e, nos √ļltimos seis meses, trabalha no Hospital Universit√°rio de Uppsala.

Por que a Suécia?

Mirjam – “A principal raz√£o pela qual nos mudamos para¬†a¬†Su√©cia¬†¬†¬†√© que realmente amamos a natureza aqui.¬†Na Holanda, √© mais caro comprar uma casa no meio da natureza.¬†A nossa vida √© muito mais relaxada aqui e temos um melhor equil√≠brio entre vida pessoal e profissional.¬†Al√©m de ser mais familiar, a Su√©cia tamb√©m √© um pa√≠s lindo. ‚ÄĚ

Como foi o processo com MediCarrera?

Mirjam – ‚ÄúN√≥s planeamos mudar-nos para a Su√©cia e eu estava √† procura um emprego.¬†Foi um desafio para mim encontrar um emprego no exterior, n√£o sabia por onde come√ßar.¬†Eu conheci uma pessoa da¬†MediCarrera¬†numa confer√™ncia perto de Utrecht.¬†A MediCarrera¬†realmente ajudou-me, e eu tive um sentimento muito positivo sobre eles.¬†O meu marido j√° tinha um emprego, ent√£o cuidamos de todos os outros pormenores, como a moradia. ‚ÄĚ

A visita de estudo

Mirjam – ‚ÄúEu j√° estava familiarizada com a cidade onde¬†MediCarrera¬†encontrou um emprego para mim, ent√£o foi muito conveniente.¬†Eu tive uma visita de estudo e visitei o hospital.¬†As minhas primeiras impress√Ķes foram muito positivas!¬†As pessoas de l√° sabiam exatamente o que eu fa√ßo, a minha experi√™ncia e onde trabalhei antes. ‚ÄĚ

Condi√ß√Ķes de trabalho

Mirjam – ‚ÄúO equil√≠brio trabalho-vida √© muito bom na Su√©cia.¬†A prioridade que d√£o √† fam√≠lia √© muito alta.¬†Eles at√© dizem: “N√£o trabalhe at√© muito tarde, porque voc√™ tem que ir para casa para junto da sua fam√≠lia.” Eles nunca dizem isso na Holanda.¬†O trabalho que fa√ßo √© praticamente o mesmo que no meu trabalho anterior, mas o trabalho em equipe √© muito melhor na Su√©cia.
Eu tenho mais tempo por paciente porque h√° menos pacientes por enfermeira.¬†Uma enfermeira tem 4 pacientes por turno, enquanto na Holanda voc√™ pode ter at√© 8 pacientes por turno.¬†Aqu√≠ continua a estar ocupado e h√° sempre algo para fazer, mas o equil√≠brio √© melhor.¬†Eu tamb√©m acho que fa√ßo parte da equipe do hospital.¬†Os meus colegas realmente aceitaram-me ‚ÄĚ.

Vida familiar

Mirjam Р“A vida familiar é uma prioridade na Suécia; eles acham que é importante passar tempo suficiente com os seus filhos. Há também muitos benefícios para as famílias. Por exemplo, posso tirar folga quando os meus filhos começarem a ir para a  escola   e leva-los eu mesma de forma a que eles se possam acostumar com a nova escola e a nova língua.
Aquí uma pessoa não se limita apenas a ter filhos, senão que pode realmente passar tempo com eles e trabalhar. Especialmente para as mulheres, é muito mais fácil. Na Holanda, você tem que lutar pelo tempo com os seus filhos, enquanto na Suécia é uma prioridade.

Estamos mais relaxados aqui, há menos estresse. Temos muito mais espaço e um jardim muito agradável onde as crianças podem brincar. Eu perguntei aos meus filhos se eles queriam voltar para a Holanda ou ficar na Suécia e eles imediatamente disseram que queriam ficar.

O outro lado da moeda é que é um pouco mais difícil fazer algo aqui. Por exemplo, os trabalhadores que estavam a construir a nossa casa estavam tão relaxados que demorou mais do que esperávamos. Mas isso é apenas algo que que nos habituamos.

O conselho de Mirjam

Mirjam – ‚ÄúSe est√° a penar mudar-se para a Su√©cia, apenas v√° em frente.¬†A natureza, as condi√ß√Ķes de trabalho e o equil√≠brio trabalho-vida s√£o realmente √≥timos.¬†Se morar fora da cidade, que foi onde compramos uma casa, √© um pouco mais dif√≠cil conhecer¬†¬†¬†moradores¬†, mas isso √© algo que onde temos que investir tempo e esfor√ßo.

 

Se voc√™ estiver interessado em se tornar parte da sa√ļde p√ļblica escandinava¬†¬†registre-se clicando aqui¬†.

974 total de vistas, 1 hoje

Etiquetas: , ,