Radius:

Testemunho de uma enfermeira a trabalhar na Suécia


Posted by | February 22, 2019 | Partners, Migration Testemonies

A Mirjam é uma enfermeira holandesa, especializada em Pediatria . Ela mudou-se para  Suécia   com o marido e os filhos e, nos últimos seis meses, trabalha no Hospital Universitário de Uppsala.

Por que a Suécia?

Mirjam – “A principal razão pela qual nos mudamos para a Suécia   é que realmente amamos a natureza aqui. Na Holanda, é mais caro comprar uma casa no meio da natureza. A nossa vida é muito mais relaxada aqui e temos um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Além de ser mais familiar, a Suécia também é um país lindo. ”

Como foi o processo com MediCarrera?

Mirjam – “Nós planeamos mudar-nos para a Suécia e eu estava à procura um emprego. Foi um desafio para mim encontrar um emprego no exterior, não sabia por onde começar. Eu conheci uma pessoa da MediCarrera numa conferência perto de Utrecht. A MediCarrera realmente ajudou-me, e eu tive um sentimento muito positivo sobre eles. O meu marido já tinha um emprego, então cuidamos de todos os outros pormenores, como a moradia. ”

A visita de estudo

Mirjam – “Eu já estava familiarizada com a cidade onde MediCarrera encontrou um emprego para mim, então foi muito conveniente. Eu tive uma visita de estudo e visitei o hospital. As minhas primeiras impressões foram muito positivas! As pessoas de lá sabiam exatamente o que eu faço, a minha experiência e onde trabalhei antes. ”

Condições de trabalho

Mirjam – “O equilíbrio trabalho-vida é muito bom na Suécia. A prioridade que dão à família é muito alta. Eles até dizem: “Não trabalhe até muito tarde, porque você tem que ir para casa para junto da sua família.” Eles nunca dizem isso na Holanda. O trabalho que faço é praticamente o mesmo que no meu trabalho anterior, mas o trabalho em equipe é muito melhor na Suécia.
Eu tenho mais tempo por paciente porque há menos pacientes por enfermeira. Uma enfermeira tem 4 pacientes por turno, enquanto na Holanda você pode ter até 8 pacientes por turno. Aquí continua a estar ocupado e há sempre algo para fazer, mas o equilíbrio é melhor. Eu também acho que faço parte da equipe do hospital. Os meus colegas realmente aceitaram-me ”.

Vida familiar

Mirjam – “A vida familiar é uma prioridade na Suécia; eles acham que é importante passar tempo suficiente com os seus filhos. Há também muitos benefícios para as famílias. Por exemplo, posso tirar folga quando os meus filhos começarem a ir para a  escola   e leva-los eu mesma de forma a que eles se possam acostumar com a nova escola e a nova língua.
Aquí uma pessoa não se limita apenas a ter filhos, senão que pode realmente passar tempo com eles e trabalhar. Especialmente para as mulheres, é muito mais fácil. Na Holanda, você tem que lutar pelo tempo com os seus filhos, enquanto na Suécia é uma prioridade.

Estamos mais relaxados aqui, há menos estresse. Temos muito mais espaço e um jardim muito agradável onde as crianças podem brincar. Eu perguntei aos meus filhos se eles queriam voltar para a Holanda ou ficar na Suécia e eles imediatamente disseram que queriam ficar.

O outro lado da moeda é que é um pouco mais difícil fazer algo aqui. Por exemplo, os trabalhadores que estavam a construir a nossa casa estavam tão relaxados que demorou mais do que esperávamos. Mas isso é apenas algo que que nos habituamos.

O conselho de Mirjam

Mirjam – “Se está a penar mudar-se para a Suécia, apenas vá em frente. A natureza, as condições de trabalho e o equilíbrio trabalho-vida são realmente ótimos. Se morar fora da cidade, que foi onde compramos uma casa, é um pouco mais difícil conhecer   moradores , mas isso é algo que onde temos que investir tempo e esforço.

 

Se você estiver interessado em se tornar parte da saúde pública escandinava  registre-se clicando aqui .

5776 total views, 1 today

Tags: , ,