Raio:

Entrevista a Nuno Silva | Amplia Health


Colocado por | Agosto 16, 2017 | Parceiros, Recursos Humanos

Nuno Miguel Campos da Silva, nascido no Porto.
Mestre em Psicologia do Trabalho e Organizações pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra em 2007.
Pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos no ISAG em 2008.
Publicações em revistas da especialidade, sobretudo na área da Inteligência Emocional em contexto Organizacional/Empresarial.
Atualmente, Consultor divisão Saúde e Gestor da empresa AMPLIA.

nuno-silva_amplia-health

Emprego Saúde – Quando e como começou a trabalhar na área do recrutamento?

NS – Iniciei a minha carreira na área da Gestão de Pessoas, com ênfase no Recrutamento & Seleção, ainda antes de ter terminado o curso superior. Na altura, ainda estudante de Psicologia do Trabalho e das Organizações, conduzia processos de recrutamento em empresas de conhecidos. Para mim constitui uma aprendizagem valorosa, estando muito grato pela oportunidade.

Quando terminei o curso tive a sorte e, em concomitância, o mérito de prosseguir a minha intervenção na área de Gestão de Pessoas, tendo trabalhado na área da Consultoria e na Direção de Recursos Humanos de empresas de diversos setores. Laborei, em praticamente todos os cargos, nos processos de Assessment Center, Formação e, sobretudo, no Recrutamento & Seleção.

Emprego Saúde – Porque é que surgiu o projeto empresarial da AMPLIA Health?
NS – Em setembro de 2015, decidi encetar um novo projeto profissional, fruto da minha experiência efetiva na área e, sobretudo, pelo gosto de estar com pessoas, comunicar com pessoas e de coadjuvá-las a encontrar desafios profissionais gratificantes. Complementarmente, concluí ser benéfico criar uma empresa que fizesse a gestão da carreira dos candidatos, mais do que simplesmente “os recrutasse”. No fundo, nesta perspetiva, estamos a colocar o centro de gravidade do processo de recrutamento na Pessoa (comummente denominado candidato), no qual o objetivo é perscrutar as suas motivações, elucidar de modo sério acerca das vantagens e senãos de cada Proposta de Trabalho, desmitificar ideias pré-concebidas (frequente em recém licenciados) e, acima de tudo, olhar para a pessoa de modo humano e não enquanto “mercadoria transacionável”.

Deste modo, procuramos fazer recrutamento de modo personalizado, num percurso conjunto com a pessoa que procura um projeto profissional para si, pelo que devemos atender à motivação de cada um dos profissionais.

Então, imbuídos neste espírito, com contactos profissionais para desenvolver a empresa a nível nacional e, fruto da forte necessidade e motivação que as pessoas possuem nos projetos de progressão a nível internacional, principalmente profissionais da área da saúde, efetuamos parcerias locais em cada país de integração e por área de atividade. Intervimos em coordenação com os nossos parceiros locais em Espanha, França, Holanda, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Suíça e Arábia Saudita/Qatar. Com o desenvolvimento da empresa, muito provavelmente, teremos ainda mais representantes noutros países.

A AMPLIA subdivide-se nas áreas e nomenclaturas AMPLIA Corporate, a AMPLIA Hospitality, a AMPLIA Engineering & IT e a AMPLIA Health.

Fruto da evolução organizacional da AMPLIA, contamos com Consultores que desenvolvem processos de recrutamento, fisicamente com as pessoas, em Portugal, Itália e Espanha.

Emprego Saúde – Como definiria a AMPLIA Health e qual o seu conceito?
NS –  A AMPLIA Health é uma empresa Multinacional com intervenção presente em Portugal, Itália e Espanha e dedica-se ao recrutamento personalizado de profissionais na área da Saúde – Auxiliares de Geriatria/Ação Médica, Farmacêuticos, Técnicos de Saúde, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Dentistas e Médicos Especialistas.
A AMPLIA Health tem como objetivo aconselhar propostas de trabalho ajustadas à motivação de cada um dos profissionais da área da saúde, de modo a almejarem a realização pessoal/profissional. Apoiamos as pessoas nos processos de transição e progressão de carreira, tanto a nível nacional como internacional. Fazemos recrutamento personalizado, pelo que de modo isento, esclarecemos as especificidades de propostas de trabalho em vários países para cada categoria profissional.

Adicionalmente, mais do que encontrar, num processo conjunto, o projeto profissional mais ajustado para cada pessoa (profissional na área da saúde), preocupamo-nos com o acompanhamento local nos países de integração. Assim sendo, contamos com representantes locais, ora empregadores (p.e., Hospitais, Clínicas) ora empresas de consultoria, nas quais há sempre uma equipa destacada para salvaguardar que a transição da pessoa é efetuada com segurança e com apoio efetivo. Por exemplo, em todas as nossas propostas existe sempre alojamento identificado, gerimos o processo de registo e de autorização de atividade, acompanhamos em aspetos tão simples tais como “onde é que devo fazer compras?”.

A nossa MISSÃO é melhorar a vida das pessoas, aconselhar propostas de trabalho que lhes possibilitem progredir na carreira, em suma o nosso lema: “Ampliamos Horizontes!”.

Emprego Saúde – Qual o atrativo e as dificuldades deste trabalho? Qual tem sido o posicionamento da sua empresa neste mercado?
NS – Muito sinceramente, trata-se de um trabalho profundamente humano e sinto-me bastante feliz no desempenho da minha profissão. Sinto que contribuo, enquanto gestor da empresa AMPLIA, para o crescimento dos meus colegas e para a realização e bem-estar dos profissionais da área da saúde. O trabalho tem um valor intrínseco e extrínseco inestimável na vida da pessoa, dele depende o bem-estar psicológico, o seu papel na sociedade, dele também depende o meio de subsistência das pessoas com que temos o privilégio de gerir a carreira.

Saber que eu e os meus colegas proporcionamos uma melhoria na vida das pessoas que confiam em nós, por via de uma proposta de trabalho que aconselhamos e proporcionamos, traz-me um sentimento de ter a certeza de que, para além dos resultados organizacionais, também nos pautamos pelo brio profissional. Sempre que a pessoa é bem integrada, fizemos bem o nosso trabalho!

Apenas vejo aspetos positivos no trabalho, pelo que nos dedicamos, profundamente, a cada uma das pessoas/candidatos.

O nosso posicionamento é olhar para a pessoa do candidato como se fosse o nosso melhor amigo, nosso familiar, e fazer a pergunta “Tu Nuno que estás a recrutar aceitavas esta proposta, consideras vantajosa?” Se o meu primeiro pensamento for “Claro que sim!” significa que é uma proposta de trabalho que iremos aconselhar aos candidatos.

O nosso posicionamento é o recrutamento personalizado ou humanizado, numa postura de profissionalismo e de honestidade para com as pessoas. E… de facto já fizemos recrutamento de amigos para países como a Holanda e o Reino Unido. Estamos felizes porque sabemos que eles estão bem integrados.

Emprego Saúde – Quais são as oportunidades e ameaças neste momento para um profissional de saúde que queira migrar?
NS – As oportunidades são as propostas de trabalho atrativas que existem, em diversos países, não só pelas condições salariais, mas também e sobretudo pela possibilidade, garantida, de os profissionais de saúde poderem progredir na carreira. Adicionalmente, poder ter uma experiência de vida e de carreira internacional é pessoalmente gratificante e valorizado pelas Organizações (Hospitais, clínicas, etc.) que intervêm em Portugal.

As ameaças consubstanciam-se em propostas pouco honestas de algumas empresas que cobram comissões e propõem contratos de trabalho quasi ilícitos aos candidatos de modo subreptício ou “mascarado”, prometendo condições irrealistas. De modo a evitar as ameaças, a pessoa deve receber uma proposta por escrito antes de fazer a transição para outro país, deve falar com alguém que a empresa tenha recrutado, deve decidir de modo ponderado decidindo os prós e os contras da sua saída do país e deve assinar contrato diretamente com a entidade patronal.

Emprego Saúde – O Reino Unido tem sido um destino de eleição para profissionais portugueses. Tem percebido que isso está a mudar? Que feedback obtém dos candidatos e dos empregadores?
NS – Relativamente ao Reino Unido, tivemos o privilégio de integrar diversos profissionais (p.e., Healthcare Assistants; Fisioterapeutas, Enfermeiros) no ano de 2016 tendo já, em julho de 2017, ultrapassado o número de profissionais integrados no UK comparativamente ao ano transato.

Conhecemos bem o país e continuamos a recomendar, desde que as pessoas antes de fazerem a transição tenham um contrato de trabalho permanente “Full Time Permanent Contract” numa organização credível. Por exemplo, conhecemos Hospitais onde os Enfermeiros com o NMC concluído podem começar como coordenadores. Temos propostas em que a Preparação para o IELTS, exame IELTS e registo no NMC são cabalmente gratuitos. Tal demonstra que os empregadores do Reino Unido continuam a necessitar de contratar profissionais de saúde, tendo os nossos profissionais portugueses construído uma reputação assinalável e inquestionável.

Os empregadores informaram-nos, com convicção, que mesmo depois do Brexit vão continuar a contratar profissionais da área da saúde pois é uma necessidade real a curto, médio e a longo prazo. Então irão apoiar quem estiver interessado em progredir para o Reino Unido, pelo que continuamos e continuaremos a gerir processos para o Reino Unido.

Não obstante, temos candidatos a procurar trabalho noutros países. Por exemplo, temos Enfermeiros a procurar trabalho na Irlanda, na Alemanha, na Suíça e na Arábia Saudita/Qatar. A maioria dos Médicos que integramos têm preferido a República da Irlanda, Dinamarca e França comparativamente ao Reino Unido. Felizmente possuímos propostas de trabalho coerentes e benéficas nestes países, podendo aconselhar qual o melhor projeto profissional de acordo com a individualidade de cada um.
Temos vários Dentistas a pretender ir para Holanda e, até, imensos a preferirem trabalhar na Holanda do que no Reino Unido.

Emprego Saúde – Quais os pormenores que um candidato que procure emprego fora de Portugal não pode descurar?
NS – De modo sucinto:
1. Certificar-se de que possui uma proposta de trabalho por escrito (contrato) antes de fazer a transição;
2. Analisar a “boa fé” e idoneidade do contrato e proposta de trabalho (todas as nossas propostas de trabalho são permanentes em regime de full time);
3. Estudar qual é a empresa que está a gerir o processo de transição;
4. Analisar que tipo de acompanhamento local terão nos país de integração;
5. Procurar discernir a credibilidade da entidade patronal e assinar contrato diretamente com esta (não contratos com empresa de recrutamento).

Emprego Saúde – Que conselho daria a um jovem que está no último ano do curso de formação de base?
NS – O conselho é o de fazer uma introspeção e procurar saber qual o seu posicionamento, o que pretende fazer da vida e na vida.
Neste sentido, a possibilidade de falar com pessoas que poderão aconselhar, num processo conjunto com a noção de que a decisão final deve ser tomada pela pessoa, revela-se de grande utilidade. A missão dos nossos Consultores é conduzir este processo com profissionalismo e isenção. Esta é a nossa noção de gestão de carreira que os jovens que estão no último ano ou são recém-licenciados devem ter.

Emprego Saúde – Que história recorda com mais satisfação no seu percurso como profissionais e recursos humanos?
NS –  Não ignorando nem, muito menos, menoscabando a prenda da presença dos meus familiares no período do Natal e do Réveillon de 2016, digo com satisfação e frequentemente, que a minha melhor prenda do final do ano passando foram as mensagens de agradecimento das pessoas que tivemos o privilégio de integrar, em diversos projetos profissionais da AMPLIA Health.
Estas mensagens comoveram-me, frases como “mudou a minha vida”, “muito obrigado por tudo”, “se quiser posso ajudá-lo a falar a outras pessoas o bem que me fez”.
São palavras pejadas de um sentimento profundo que conferem um sentido mais nobre à minha existência. É por estas palavras de reconhecimento, fruto de um trabalho profissional e honesto, que eu e os meus colegas da AMPLIA Health, diariamente, nos motivamos!

6988 total de vistas, 3 hoje