Raio:

Alberto Correia | Enfermeiro Português em Hamburgo


Colocado por | Setembro 18, 2019 | Testemunhos de Migração

Alberto Correia, com mais de 30 anos de experiência no sistema de enfermagem alemão, desempenha função de Responsável de Enfermagem no Hospital Albertinen em Hamburgo. Decidimos dar a conhecer a sua experiência pessoal, com ênfase na carreira profissional e a perspetiva atual para os Enfermeiros que estão a pensar trabalhar na Alemanha.

 

Emprego Saúde: Qual foi o seu percurso até chegar a um cargo de coordenação num hospital alemão?

Alberto Correia: Foi realmente um percurso interessante que começou num pequeno hospital aqui em Hamburgo. Desde início que me dediquei à área clínica dos cuidados intensivos e fui fazendo várias formações e cursos ao longo dos anos. Passei também por um serviço em Duisburg, onde faziam cerca de 3000 intervenções cardio-cirúrgicas por ano. Essa foi sem dúvida uma experiência muito gratificante já que esta é a minha área de interesse. Atualmente no Albertinen, sou responsável por uma equipa de enfermagem constituída por 700 enfermeiros, dos quais 30 são de nacionalidade portuguesa.

 

Emprego Saúde: Como vê o futuro da enfermagem na Alemanha?

Alberto Correia: Existe atualmente uma falta de enfermeiros na Alemanha. O sistema de enfermagem alemão não é centralizado, o que significa que cada hospital rege-se pelas suas próprias regras no recrutamento de enfermeiros. A grande maioria dos hospitais, incluindo o Albertinen, está interessada em pessoal de enfermagem qualificado. Assim sendo, os enfermeiros oriundos do sul da Europa como Portugal, são candidatos bastante apreciados.

 

Emprego Saúde: Gostaria de deixar um conselho aos enfermeiros interessados em trabalhar na Alemanha?

Alberto Correia: Coragem! Sair de casa é um passo fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal. Aqui na Alemanha, os jovens estão habituados a sair de casa dos pais mais cedo do que em Portugal, o que favorece à sua independência. Vir trabalhar para um hospital alemão é mais do que conhecer um outro sistema de enfermagem. É também uma oportunidade para conhecer uma nova cultura e aprender a língua alemã numa cidade atrativa como Hamburgo. Aqui existem igualmente excelentes condições para criar um futuro tanto a nível profissional como pessoal.

 

SESSÕES DE ESCLARECIMENTO e RECRUTAMENTO
Brevemente o Enfermeiro Alberto estará em PORTUGAL, conjuntamente com a Enfermeira Ana Serra (recrutada há 2 anos pela nossa equipa), em cidades como Porto, Braga, Viseu, Vila Real, Lisboa e Coimbra!

Iremos dissipar todas as dúvidas sobre a função de Enfermeiro no Hospital Albertinen. Adicionalmente haverá propostas de trabalho a serem apresentadas em todos os erviços. Esta é uma verdadeira oportunidade de evolução profissional!

Para estar presente na sessão de esclarecimento envie o seu currículo para nursing@amplia.pt e m.vargas@holalemania.de mencionando o nome da cidade onde gostaria de se reunir connosco!

6452 total de vistas, 2 hoje