fbpx
Raio:

Ana Serra | Enfermeira Portuguesa em Hamburgo


Colocado por | Outubro 9, 2019 | Testemunhos de Migração

Ol√°, sou a enfermeira Ana Serra e mudei-me para a Alemanha em Junho de 2018. Vim trabalhar para o hospital Albertinen, um dos maiores hospitais a operar em Hamburgo, com aproximadamente 730 camas.

Procurei trabalho fora do país tendo em conta o custo de vida em Portugal e os salários recebidos por um enfermeiro recém-licenciado. Inicialmente, comecei por ver propostas de trabalho na Inglaterra. São muitos os enfermeiros portugueses que acabam por emigrar para este país. No entanto, mudei de ideias quando vi a oferta da Alemanha. A mais-valia em aprender uma nova língua também motivou a minha escolha, sabendo que, a ida para a Alemanha também me destacaria dos meus colegas que optam por ir para um país onde se fala inglês.

Atualmente estou bastante satisfeita com a minha decisão. Consegui desenvolver as minhas competências de comunicação e interação com pacientes e colegas de trabalho. Os pacientes elogiam o meu trabalho, o que me faz sentir muito valorizada. A minha equipa também reconhece o esforço na adaptação ao novo serviço numa língua estrangeira. O hospital emprega, desde há muito, pessoal de enfermagem estrangeiro devido à existente falta de profissionais formados nesta área. Neste momento somos cerca de 30 portugueses espalhados pelos vários serviços e o chefe de enfermagem é igualmente português. Também são muitos os enfermeiros italianos, com os quais falo sempre em alemão. Quando não sabemos uma palavra, usamos as nossas línguas maternas e apercebemo-nos o quão elas são parecidas.

Existem igualmente outras vantagens em trabalhar na Alemanha, desde a remunera√ß√£o √† progress√£o na carreira, incluindo o acesso a especializa√ß√Ķes oferecidas pelo pr√≥prio hospital. O custo de vida √© semelhante ao da realidade portuguesa. Os pre√ßos de supermercado s√£o praticamente os mesmos. Uma vez levei uma brochura de um supermercado alem√£o para comparar com os pre√ßos em Portugal. Fiquei admirada! Realmente a diferen√ßa est√° no poder de compra alem√£o.

No meu tempo livre, aproveito para passear num dos in√ļmeros parques de Hamburgo, e caso esteja calor vou comer um gelado. Para relaxar e combater o stress do servi√ßo, frequento umas aulas de grupo num gin√°sio aqui perto do hospital. Tento sempre ir quatro vezes por semana e, √© igualmente uma √≥tima forma de conhecer pessoas. O que n√£o falta aqui s√£o op√ß√Ķes para divertimento! Um dos meus locais favoritos √© o Hamburger Dom. Quando quero ir beber um copo vou ao bairro Sternchanze, que tem um bar numa praia artificial. O bairro portugu√™s √© tamb√©m uma op√ß√£o para comer algo com sabor nacional. No entanto existem tantas outras op√ß√Ķes que acabo por ir pouco. Sempre que vou a Portugal aproveito para trazer comigo produtos t√≠picos regionais portugueses, como √© o caso da alheira. Relativamente √†s saudades de familiares e amigos, estas colmatam-se facilmente com uma v√≠deo-chamada e com as frequentes f√©rias passadas em Portugal, gra√ßas aos 38 dias de f√©rias que atualmente usufru√≠mos.

A equipa da AMPLIA Health em Portugal foi a empresa responsável pelo recrutamento em parceria com os colegas alemães da Holalemania. Facultamos apoio local na Alemanha, nomeadamente Equivalência do Curso de Enfermagem, identificação de Alojamento, bem como todo o suporte local necessário a uma transição efetiva.

O Hospital Albertinen valoriza os Enfermeiros com um plano de acolhimento e integra√ß√£o eficaz, forma√ß√£o inicial e cont√≠nua, enfatizando a uni√£o entre a equipa, destacando o fator humano. O Enfermeiro n√£o √© apenas ‚Äúmais um Enfermeiro‚ÄĚ, neste hospital √© apoiado pelo Respons√°vel Portugu√™s (Alberto Correia) e com a possibilidade efetiva de evolu√ß√£o de carreira.

Para contactar um dos Enfermeiros a laborar neste hospital, a fim de conhecer a proposta de trabalhar que mais se enquadra nas suas motiva√ß√Ķes, envie sff o curr√≠culo para nursing@amplia.pt

778 total de vistas, 10 hoje