Radius:

A enfermeira Vitória está grata pelas possibilidades existentes de apoio à mobilidade e emprego na Europa. “Juntos somos mais fortes” – estas foram as palavras que escreveu numa carta dirigida à Presidente da Comissão Europeia e que marcaram a cimeira de Maio 2021 no Porto. Veja aqui: https://youtu.be/V21V2WcIZ1c

Tivemos o prazer de falar com a Vitória sobre a sua motivação e decisão em mudar-se para a Alemanha. Esta entrevista não teria sido possível sem a colaboração do nosso parceiro, Amplia.

 

E – Começamos por te dar os parabéns pela menção honrosa no discurso da Presidente da Comissão Europeia. Como te sentes e o que te levou a escrever tal carta?

Estou muito contente por saber que a minha carta foi mencionada e grata pelas palavras da Sra. Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia. A carta teve como finalidade agradecer os apoios existentes para a mobilidade na Europa desde a relocação, apoio linguístico e reconhecimento profissional.

E – Porquê a Alemanha?

A Alemanha é um país central na Europa e tem uma grande oferta de oportunidades de trabalho. A língua alemã também é falada noutros países como Suíça, o que torna a sua aprendizagem benéfica. Inicialmente ponderei ir para outros países europeus, no entanto tomei a decisão de aprender uma língua nova com o objetivo em obter o máximo partido desta experiência. O desejo de uma melhor qualidade de vida e equilíbrio entre trabalho e tempo de lazer, com recursos aos apoios sociais da União Europeia, contribuíram para a minha decisão.

E – Qual é o maior desafio encontrado na transição e integração na Alemanha?

O principal desafio encontrado é a barreira linguísta, pelo que é fundamental a aprendizagem desta antes de partir, a fim de ser um meio facilitador na integração profissional, social e pessoal. Quanto melhor a preparação linguísta, mais fácil será a integração.

E – O que valorizas mais nesta experiência?

Sinto-me feliz por estar na Alemanha, é um país que oferece várias oportunidades de carreira. Com esta experiência internacional aprendi muito a nível profissional e pessoal. Apesar dos desafios encontrados, o equilíbrio entre trabalho e lazer continua a compensar. Para além disso, o facto de ter vindo com uma empresa especializada nestas questões como a Holalemania/AMPLIA é um apoio importante, principalmente nos primeiros meses. Estão sempre disponíveis para nos ajudar e tirar dúvidas, mesmo que saiam do âmbito da mobilidade de trabalho.

E – Queres deixar algum conselho aos enfermeiros interessados neste tipo de experiência?

Para todos os interessados, o meu conselho é experimentarem. A situação atual em que vivem já a conhecem, então porque não experimentar outro país, local de trabalho, língua, cultura, amigos? Abram-se à possibilidade de conhecerem outras realidades e com 1 ano de mobilidade é o suficiente para perceberem se pretendem manter-se na Alemanha.
A experiência internacional traz-nos não só um crescimento laboral, social e pessoal como também económico e cultural.

 

Foi muito diferente daquilo que esperava. E para melhor. (Vânia Mendes)
Tudo está bem quando acaba bem. (Víctor Mendes)

 

 

ES – Ter uma experiência internacional foi sempre um objetivo vosso?

Vânia – Quando concluí o curso em Portugal, vi-me sem perspetivas reais no meu país. Foi então que vi a oferta de trabalho na Victor’s, na Alemanha, na área da prestação de cuidados. Naturalmente, as perspetivas lá eram muito melhores. A mudança para a Alemanha significava que teria de deixar a minha família em Portugal. Além disso, não conhecia ninguém na Alemanha. Essa parte foi muito difícil para mim, até porque pensava que as pessoas na Alemanha eram mais frias e não muito dadas a ajudar. O que faria num país assim, além de trabalhar e passar o resto do tempo sozinha? Contudo, o meu marido tentou encontrar trabalho em França. Por fim, ganhei coragem e candidatei-me a uma vaga na Alemanha. Aceitaram-me passado muito pouco tempo, fiz os cursos de língua e tive a sorte de poder começar numa pequena cidade no oeste da Alemanha, juntamente com uma colega de curso.

Continue reading »

Sorry, this entry is only available in European Portuguese.

Sorry, this entry is only available in European Portuguese.

Alberto Correia, com mais de 30 anos de experiência no sistema de enfermagem alemão, desempenha função de Responsável de Enfermagem no Hospital Albertinen em Hamburgo. Decidimos dar a conhecer a sua experiência pessoal, com ênfase na carreira profissional e a perspetiva atual para os Enfermeiros que estão a pensar trabalhar na Alemanha.

 

Emprego Saúde: Qual foi o seu percurso até chegar a um cargo de coordenação num hospital alemão?

Alberto Correia: Foi realmente um percurso interessante que começou num pequeno hospital aqui em Hamburgo. Desde início que me dediquei à área clínica dos cuidados intensivos e fui fazendo várias formações e cursos ao longo dos anos. Passei também por um serviço em Duisburg, onde faziam cerca de 3000 intervenções cardio-cirúrgicas por ano. Essa foi sem dúvida uma experiência muito gratificante já que esta é a minha área de interesse. Atualmente no Albertinen, sou responsável por uma equipa de enfermagem constituída por 700 enfermeiros, dos quais 30 são de nacionalidade portuguesa.

 

Emprego Saúde: Como vê o futuro da enfermagem na Alemanha?

Alberto Correia: Existe atualmente uma falta de enfermeiros na Alemanha. O sistema de enfermagem alemão não é centralizado, o que significa que cada hospital rege-se pelas suas próprias regras no recrutamento de enfermeiros. A grande maioria dos hospitais, incluindo o Albertinen, está interessada em pessoal de enfermagem qualificado. Assim sendo, os enfermeiros oriundos do sul da Europa como Portugal, são candidatos bastante apreciados.

 

Emprego Saúde: Gostaria de deixar um conselho aos enfermeiros interessados em trabalhar na Alemanha?

Alberto Correia: Coragem! Sair de casa é um passo fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal. Aqui na Alemanha, os jovens estão habituados a sair de casa dos pais mais cedo do que em Portugal, o que favorece à sua independência. Vir trabalhar para um hospital alemão é mais do que conhecer um outro sistema de enfermagem. É também uma oportunidade para conhecer uma nova cultura e aprender a língua alemã numa cidade atrativa como Hamburgo. Aqui existem igualmente excelentes condições para criar um futuro tanto a nível profissional como pessoal.

 

SESSÕES DE ESCLARECIMENTO e RECRUTAMENTO
Brevemente o Enfermeiro Alberto estará em PORTUGAL, conjuntamente com a Enfermeira Ana Serra (recrutada há 2 anos pela nossa equipa), em cidades como Porto, Braga, Viseu, Vila Real, Lisboa e Coimbra!

Iremos dissipar todas as dúvidas sobre a função de Enfermeiro no Hospital Albertinen. Adicionalmente haverá propostas de trabalho a serem apresentadas em todos os erviços. Esta é uma verdadeira oportunidade de evolução profissional!

Para estar presente na sessão de esclarecimento envie o seu currículo para nursing@amplia.pt e m.vargas@holalemania.de mencionando o nome da cidade onde gostaria de se reunir connosco!

Chamo-me Nelson Correia, enfermeiro e sou do Arquipélago dos Açores, Portugal.

O meu sonho desde criança era ser enfermeiro, mas devido a circunstâncias pessoais, só consegui entrar na universidade em 2006, quando o programa de Bolonha começou em Portugal. Fui um dos primeiros alunos a ingressar neste programa na Universidade dos Açores para Enfermagem, terminando a minha licenciatura em 2010. Depois de ser convidado como Assistente de Ensino para o curso de Enfermagem da Universidade de Cabo Verde, onde fiquei 3 anos e completei o meu Mestrado em Saúde Pública, voltei à Ilha de San Miguel, nos Açores.

Viajar, trabalhar num serviço de emergência e conhecer o mundo eram todos os sonhos que eu tinha na época.

Tendo trabalhado na ilha no corpo de bombeiros, no pré-hospital e na sala de emergência, vi um anúncio de uma agência de recrutamento especializada no recrutamento de pessoal médico para linhas de cruzeiros – a Pro Sea Staff. Enviei o meu currículo, em duas semanas tive uma entrevista e, em julho de 2016, ingressei no meu primeiro navio como enfermeiro.

Lembro-me de como estava, com medo, mas também fiquei fascinado ao mesmo tempo. Comecei como enfermeiro, fazendo o que amo e viajando pelo mundo pelo meu trabalho. Após 2 anos a bordo, fui promovido como “Senior Nurse”.

Esta é uma oportunidade disponível para todos os enfermeiros que gostem de trabalhar e viajar simultaneamente. Obviamente, é necessário ter experiência em Emergência e falar inglês com fluência. A equipe da agência Pro Sea Staff ajudou-me nesta aventura incrível e em todo o processo de recrutamento, para que eu pudesse obter o melhor contrato com a melhor empresa.

Para quem seja ambicioso, goste de viajar e ter novos desafios, o mar será um parceiro incrível.

Nelson Correia, RN, MSc

Senior Nurse

Sorry, this entry is only available in European Portuguese.

Sorry, this entry is only available in European Portuguese.

Depois de uma passagem pelo Reino Unido a Inês Baptista decidiu rumar para a Australia. A inês fala da sua experiência de adaptação, diferenças culturais e ao nível profissional, nomeadamente do sistema de saúde. Conta os seus projetos atuais e futuros, a sua experiência de trabalho como médica no sistema prsional e de reinserção social da Austrália.

Continue reading »

O meu nome é Mara Alves, tenho 29 anos e nasci em Aarau, na Suíça, onde os meus pais viviam na altura e vivi lá também até aos 10 anos.
Terminei a minha Licenciatura em Enfermagem na CESPU em Julho de 2012.
Procurei apenas por alguns meses trabalho em Portugal, mas a situação do nosso país nessa altura estava péssima…. Fui a uma entrevista de trabalho onde me ofereceram 4 euros por hora – como é óbvio não aceitei! Tive de pensar numa alternativa para mim. E aí surgiu a ideia de emigrar…

Continue reading »

1 2 3 5