Raio:

Vitória Machado, 26 anos, enfermeira portuguesa na Alemanha


Colocado por | Agosto 18, 2021 | Testemunhos de Migração

A enfermeira Vit√≥ria est√° grata pelas possibilidades existentes de apoio √† mobilidade e emprego na Europa. ‚ÄúJuntos somos mais fortes‚ÄĚ ‚Äď estas foram as palavras que escreveu numa carta dirigida √† Presidente da Comiss√£o Europeia e que marcaram a cimeira de Maio 2021 no Porto. Veja aqui: https://youtu.be/V21V2WcIZ1c

Tivemos o prazer de falar com a Vitória sobre a sua motivação e decisão em mudar-se para a Alemanha. Esta entrevista não teria sido possível sem a colaboração do nosso parceiro, Amplia, e da Holalemania.

 

E РComeçamos por te dar os parabéns pela menção honrosa no discurso da Presidente da Comissão Europeia. Como te sentes e o que te levou a escrever tal carta?

Estou muito contente por saber que a minha carta foi mencionada e grata pelas palavras da Sra. Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia. A carta teve como finalidade agradecer os apoios existentes para a mobilidade na Europa desde a relocação, apoio linguístico e reconhecimento profissional.

E РPorquê a Alemanha?

A Alemanha é um país central na Europa e tem uma grande oferta de oportunidades de trabalho. A língua alemã também é falada noutros países como Suíça, o que torna a sua aprendizagem benéfica. Inicialmente ponderei ir para outros países europeus, no entanto tomei a decisão de aprender uma língua nova com o objetivo em obter o máximo partido desta experiência. O desejo de uma melhor qualidade de vida e equilíbrio entre trabalho e tempo de lazer, com recursos aos apoios sociais da União Europeia, contribuíram para a minha decisão.

E РQual é o maior desafio encontrado na transição e integração na Alemanha?

O principal desafio encontrado é a barreira linguísta, pelo que é fundamental a aprendizagem desta antes de partir, a fim de ser um meio facilitador na integração profissional, social e pessoal. Quanto melhor a preparação linguísta, mais fácil será a integração.

E РO que valorizas mais nesta experiência?

Sinto-me feliz por estar na Alemanha, √© um pa√≠s que oferece v√°rias oportunidades de carreira. Com esta experi√™ncia internacional aprendi muito a n√≠vel profissional e pessoal. Apesar dos desafios encontrados, o equil√≠brio entre trabalho e lazer continua a compensar. Para al√©m disso, o facto de ter vindo com uma empresa especializada nestas quest√Ķes como a Holalemania/AMPLIA √© um apoio importante, principalmente nos primeiros meses. Est√£o sempre dispon√≠veis para nos ajudar e tirar d√ļvidas, mesmo que saiam do √Ęmbito da mobilidade de trabalho.

E РQueres deixar algum conselho aos enfermeiros interessados neste tipo de experiência?

Para todos os interessados, o meu conselho é experimentarem. A situação atual em que vivem já a conhecem, então porque não experimentar outro país, local de trabalho, língua, cultura, amigos? Abram-se à possibilidade de conhecerem outras realidades e com 1 ano de mobilidade é o suficiente para perceberem se pretendem manter-se na Alemanha.
A experiência internacional traz-nos não só um crescimento laboral, social e pessoal como também económico e cultural.

220 total de vistas, 5 hoje

Etiquetas: , ,