Raio:

Videojogos ativos podem proteger contra a demência e Alzheimer


Colocado por | Maio 17, 2018 | Notícias

ddf01e12e2.jpeg

Os adultos com idade mais avançada e défice cognitivo ligeiro (DCL) poderão melhorar significativamente as competências de memória e de pensamento complexo após a prática de videojogos ativos, indicou um estudo.

Os videojogos ativos são jogos de vídeo que requerem a prática exercício físico.

O estudo que foi conduzido por investigadores liderados por Cay Anderson-Hanley do Union College, EUA, contou com a participação de mais de 100 pessoas idosas. Ao longo de seis meses, 14 (homens e mulheres, com uma média de idades de 78 anos, persistiam com a prática regular de videojogos ativos.

Ao primeiro grupo de sete idosos foi pedido que pedalassem num cenário de realidade virtual várias vezes por semana. Ao segundo grupo foi pedido que além de pedalarem, apanhassem dragões e recolhessem moedas virtualmente.

Os resultados foram comparados com dados recolhidos de um grupo independente de oito pessoas idosas que jogavam vídeos num computador, mas não pedalavam, e outro grupo que pedalou numa bicicleta estática tradicional sem uma componente de jogos.

Foi observado que os participantes que tinham pedalado no cenário virtual e os que tinham apanhado dragões apresentavam uma função cognitiva, memória verbal e função física significativamente melhores.

“A função executiva é como o CEO do cérebro. É a chave para nos mantermos independentes numa fase posterior da vida”, disse Cay Anderson-Hanley. “Por exemplo, permite-nos cozinhar duas coisas no fogão ao mesmo tempo. Assegura que não nos esquecemos que estamos a ferver água enquanto temos também algo no forno”, acrescentou.

Estudos anteriores conduzidos pela investigadora e outros cientistas tinham já demonstrado que os adultos mais velhos que praticam exercício físico com características de videojogos interativos obtinham mais benefícios de saúde do que os que praticavam apenas o exercício tradicional.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

72 total de vistas, 1 hoje