Raio:

Sarampo: fim oficial do surto da regi√£o Norte


Colocado por | Junho 14, 2018 | Notícias

A Direção-geral da Saúde (DGS) declarou o fim do surto de sarampo da região Norte, com ligação ao hospital de Santo António, indicando que o último caso se registou em 29 de abril.

Segundo noticiou a agência Lusa, a DGS afirmou que a declaração do fim do surto ocorreu depois de se respeitarem dois períodos de incubação da doença sem novos casos confirmados, ou seja, 42 dias.

Dos 112 casos confirmados entre fevereiro e final de abril deste ano, 103 tiveram ligação ao surto do hospital de Santo António, no Porto, e todos se encontram curados.

Houve ainda nove casos com coincidência temporal com o surto do Santo António, mas que tiveram origem em dois casos importados e não ligados com aquele surto.

Apesar deste surto e de dois outros simultâneos registados em 2017, a DGS lembra que Portugal continua a “manter o estatuto de país com eliminação do sarampo”, conferido pela Organização Mundial de Saúde, dado o “controlo rápido dos casos”, que “indica que não se estabeleceu circulação do vírus” no país.

A existência de surtos na Europa leva a DGS a indicar aos profissionais e serviços de saúde para manterem um “elevado grau de suspeição clínica” para detetar precocemente casos, porque há a possibilidade de importação de novos casos da doença.

Mais de mil casos de sarampo foram registados por mês, em média, no último ano em 30 países europeus, num total superior a 13 mil casos.

Segundo um relatório recentemente publicado pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças, em abril deste ano houve pelo menos 1.708 casos de sarampo na região europeia, com a Itália e a Alemanha a revelarem um aumento particular de casos.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

313 total de vistas, 2 hoje