Raio:

Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar com novo site


Colocado por | Janeiro 15, 2016 | Notícias

portfir2_145_73

Novo site do programa PortFir visa partilhar conhecimentos em segurança alimentar, nutrição e hábitos de consumo alimentar.

O Instituto Nacional de Sa√ļde Doutor Ricardo Jorge, IP (INSA) divulga que o programa PortFIR – Plataforma Portuguesa de Informa√ß√£o, inspirado na rede europeia EuroFIR (European Food Information Resource), tem, desde o final do ano passado, um novo endere√ßo na Internet.
Al√©m de disponibilizar uma nova vers√£o da Tabela da Composi√ß√£o dos Alimentos (TCA), a plataforma agora lan√ßada permitir√°, no futuro, consultar dados dados sobre a cadeia alimentar como a ocorr√™ncia de contaminantes alimentares (qu√≠micos e microbiol√≥gicos) e informa√ß√Ķes sobre h√°bitos de consumo alimentar.
A TCA foi atualizada com novas receitas, cálculo de receitas através da metodologia PortFIR, cálculo da energia e teor de sal de acordo com o regulamento 1169/2011, substituindo a anterior versão que se encontrava disponível no site do INSA, bem como na versão impressa e na versão digital em CD. Atualmente esta versão está disponível apenas online devendo, no futuro, ser disponibilizada em ficheiro descarregável.

A nova versão da TCA compreende presentemente 1093 alimentos, 43 componentes/nutrientes, tendo sido incluídos novos valores para fiambre (fiambre, pá; fiambre, perna; fiambre, peito de frango; fiambre, peito de peru) e 128 novas receitas.

Ao fazer esta atualiza√ß√£o, foi poss√≠vel identificar a falta de informa√ß√£o nutricional relativa a alguns ingredientes que poder√£o entrar em algumas receitas, levando a algumas limita√ß√Ķes quanto √† quantidade de receitas que se puderam incluir nesta vers√£o da Tabela.

Para superar estes constrangimentos, ser√° poss√≠vel em breve efetuar pedidos de dados de composi√ß√£o de alimentos atrav√©s do site. Estes dados poder√£o ser fornecidos por investigadores, laborat√≥rios ou ind√ļstria e a sua compila√ß√£o ter√° uma import√Ęncia decisiva para a atualiza√ß√£o progressiva da TCA com um n√ļmero crescente de alimentos.

O programa PortFIR tem como objetivo a implementação de redes portuguesas de partilha de conhecimento em segurança alimentar e nutrição e a criação de um portal que inclui bases de dados sustentáveis e de qualidade reconhecida sobre Composição de Alimentos, Contaminação de Alimentos e Consumos Alimentares.

Este programa, criado em 2009, √© coordenado pelo INSA em parceria com a GS1 Portugal e tem o apoio de organiza√ß√Ķes governamentais e privadas dos setores da sa√ļde, agricultura e economia.

Para saber mais, consulte:

Instituto Nacional de Sa√ļde Doutor Ricardo Jorge ‚Äď http://www.insa.pt
PortFIR РPlataforma Portuguesa de Informação Рhttps://insa.foodcase.ch/

Data de publicação 15.01.2016

375 total de vistas, 1 hoje