Raio:

Pais muito críticos afetam resposta emocional no cérebro das crianças


Colocado por | Junho 14, 2018 | Notícias

Os filhos de pais que os criticam muito tendem a prestar menos atenção às emoções transmitidas pelas expressões faciais, demonstrou um estudo.

“Estes achados sugerem que as crianças com um progenitor altamente crítico poderão evitar prestar atenção aos rostos que expressam qualquer tipo de emoção”, disse Kiera James, autora principal do estudo, da Universidade de Binghamton, EUA.

Como consequência, “este comportamento poderá afetar a sua relação com os outros e poderá ser uma das razões pelas quais as crianças expostas a elevados níveis de críticas encontram-se em risco de problemas como depressão e ansiedade”, acrescentou a investigadora.

Os investigadores propuseram-se analisar, assim, os efeitos das críticas dos pais sobre o processamento e atenção por parte dos filhos às expressões faciais de emoção.

Para o estudo, Kiera James e equipa contaram com a participação de pais de crianças com sete a 11 anos de idade, aos quais foi pedido que falassem sobre os seus filhos durante cinco minutos. O que os pais disseram foi avaliado relativamente a níveis de críticas aos filhos por parte dos pais.

Os investigadores mediram ainda a atividade cerebral das crianças, enquanto observavam uma série de imagens de rostos que expressavam diferentes emoções.

A equipa descobriu que os filhos de pais que eram altamente críticos demonstravam menos atenção para todas as expressões faciais emotivas do que os filhos de pais menos críticos.

“Sabemos por estudos anteriores que as pessoas têm uma tendência para evitarem coisas que as fazem sentir desconfortáveis, ansiosas ou tristes porque esses sentimentos são desagradáveis. Sabemos também que as crianças com um pai crítico têm mais tendência a usarem estratégias de enfrentarem que consistem em evitar, quando encontram dificuldades do que as crianças sem um pai crítico”, disse a investigadora.

O facto de darem menos atenção a expressões de emoção poderá ser uma forma de as crianças evitarem a exposição a expressões críticas e, por conseguinte, os sentimentos de desprazer que possam associar às críticas dos pais. Isso poderá evitar que estas crianças reconheçam também expressões positivas nas pessoas que as rodeiam.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

126 total de vistas, 2 hoje