Raio:

Os cigarros eletrónicos prejudicam o sistema cardiovascular?


Colocado por | Agosto 17, 2017 | Notícias

e1e9eebbd7.jpeg

Uma equipa de investigadores propôs-se analisar o impacto dos cigarros sobre a saúde cardiovascular e descobriu que são prejudiciais.

Num estudo conduzido pela Universidade da Virginia Ocidental, EUA, os investigadores partiram da hipótese que a exposição, tanto aguda como crónica aos cigarros eletrónicos poderia causar uma disfunção cardiovascular comparável à dos cigarros convencionais.

Para o efeito, a equipa liderada por Mark Olfert, docente na Faculdade de Medicina daquela universidade, teve como base a análise de ratinhos fêmea expostos ao vapor de cigarros eletrónicos. Os cigarros usados no ensaio continham 18 miligramas de nicotina por mililitro.

Quatro ratinhos foram expostos de forma aguda, ou seja, uma só exposição de cinco minutos, e seis ratinhos foram expostos de forma crónica, ou seja, durante quatro horas, cinco dias por semana e durante oito meses.

Como resultado, foi observado que nos ratinhos que tinham sido expostos ao vapor dos cigarros de forma aguda, as artérias estreitaram em 31%. A exposição crónica resultou no endurecimento da aorta, que ficou 2,5 vezes mais rija do que a dos ratinhos do grupo de controlo.

Adicionalmente, a exposição aguda causou um decréscimo de 9% na vasodilatação. O máximo relaxamento da aorta foi obtido em reação à metacolina, (um teste usado normalmente para determinar se um paciente sofre de asma) com 90% no grupo de controlo e 70% no grupo exposto de forma crónica ao vapor de cigarros eletrónicos.

Considerando os resultados do estudo, os autores concluem que os cigarros eletrónicos apresentam consequências adversas graves para a saúde cardiovascular, nomeadamente no envelhecimento prematuro das artérias.

“Estes dados indicam que os cigarros eletrónicos não devem ser considerados como sendo seguros”, advertem os autores, “e que “induzem efeitos prejudiciais significativos sobre a função endotelial no sistema vascular central e periférico”.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

206 total de vistas, 2 hoje