Radius:

Nova análise ao sangue pode revolucionar abordagem ao cancro


Posted by | August 17, 2017 | News

6ecf92f787.jpeg

Uma nova análise ao sangue desenvolvida por uma equipa de investigadores poderá transformar a forma como o cancro é monitorizado e tratado.

A tecnologia que deteta mutações genéticas em minúsculas quantidades de ADN, libertado pelas células cancerígenas no sangue, foi criada por uma equipa da Universidade de Stanford, EUA.

Os investigadores chamaram à nova técnica “single color digital PCR”, ou PCR (reação em cadeia da polimerase) digital de uma cor.

Esta análise de alta sensibilidade requer apenas a fração de um tubo de amostra de sangue para detetar três moléculas mutantes numa única reação. Mais, a nova técnica pode ser personalizada de forma a reconhecer mutações que são únicas em cada tipo de cancro.

“Para monitorizar os tumores dos pacientes, existem muito poucas análises disponíveis, as quais são limitadas apenas para vários tipos de cancro. Quase todos os pacientes com cancro requerem monitorização através de imagiologia de corpo inteiro que pode ser dispendiosa, complexa e demorada”, avançou Hanlee P. Ji, autor principal do estudo.

“Para contrastar, os exames moleculares, como o que desenvolvemos, irão permitir aos pacientes serem monitorizados a cada consulta, e assim termos o potencial de rapidamente fazer o rastreio do desenvolvimento e metastização do cancro”, explicou ainda.

O investigador mencionou também outra vantagem para os pacientes: “adicionalmente, os resultados rápidos e relativamente baixo custo da análise, especialmente se a compararmos com o sequenciamento de ADN da próxima geração, proporciona uma potencial oportunidade de se fazer uma monitorização universal a mais pacientes do que a que é feita atualmente”.

Finalmente, devido ao facto de ser uma análise simples, não requer muita formação, de forma que pode ser implementada por qualquer pessoa. Sendo assim, será uma análise acessível em qualquer laboratório.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

195 total views, 2 today