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Dieta dos casais: ser√° mais f√°cil emagrecer a dois?


Colocado por | Janeiro 15, 2016 | Notícias

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Quem diz casais tamb√©m diz amigos, fam√≠lia ou colegas de trabalho. No novo livro “Dieta dos Casais”, a nutricionista Patricia Haiat explica porque √© mais f√°cil perder peso acompanhado.

Ana Paula, de 41 anos, e Gustavo Bessa, de 36, vivem juntos h√° mais de 10 anos. Apaixonaram-se e come√ßaram a engordar. Culpam as idas frequentes aos restaurantes, as pipocas do cinema e os domingos passados no sof√° em frente √† televis√£o. Est√° explicado porque √© que dizem que o amor engorda. ‚ÄúN√£o nos preocup√°vamos muito com a qualidade do que com√≠amos, mas sim com o sabor e com o ambiente. A comida sempre foi motivo para estarmos reunidos‚ÄĚ, dizem. N√£o passou muito tempo at√© se assustarem com as consequ√™ncias da vida sedent√°ria.

Tal como Ana e Gustavo, existem v√°rios casais que se reveem nestes maus h√°bitos. Experimentam v√°rias dietas mas nenhuma delas melhora verdadeiramente a sua alimenta√ß√£o. Seguir uma dieta rigorosa enquanto o nosso parceiro est√° a comer um hamb√ļrguer com batatas fritas n√£o √© f√°cil (nem pr√°tico, uma vez que nos obriga a cozinhar dois pratos diferentes). O mesmo se aplica √† fam√≠lia, amigos e at√© colegas de trabalho.

Tendo um objetivo comum, as decis√Ķes sobre o que comprar no supermercado, como preparar uma refei√ß√£o saud√°vel ou o restaurante que se escolhe para jantar tornam-se mais f√°ceis, e o desafio do emagrecimento passa a ser menos penoso‚ÄĚ, explica a nutricionista Patricia Davidson Haiat.

Atualmente, o fen√≥meno de emagrecer em conjunto j√° √© tend√™ncia ao ponto de ser seguida por casais famosos como Gisele B√ľndchen e Tom Brady. Mas ser√° realmente mais f√°cil emagrecer a dois? ‚ÄúH√° estudos que indicam que as pessoas que contam com o apoio de um amigo no momento em que iniciam um programa de reeduca√ß√£o alimentar t√™m mais sucesso a longo prazo‚ÄĚ, acrescenta a nutricionista brasileira. Patricia ainda defende que planear uma dieta a dois poder√° ser a motiva√ß√£o necess√°ria para concretizar objetivos e n√£o desiludir o parceiro.

No entanto, cada dieta deve ser planeada de acordo com o sexo e a idade da dupla. ‚ÄúAs mulheres tendem a pensar de uma forma, os homens reagem de outra, e cada um tem necessidades espec√≠ficas.‚ÄĚ Raz√Ķes suficientes para Patricia Davidson Hait reunir no novo livro Dieta dos Casais v√°rias receitas e at√© um plano alimentar de tr√™s fases (para emagrecer at√© dois quilos por semana) que complementa as necessidades tanto das mulheres como dos homens. Na falta de companheiro, use a sua for√ßa de vontade e determina√ß√£o para superar as tenta√ß√Ķes ao longo dos dias.

Primeira fase

A fase da descoberta dura sete dias e serve para eliminar toxinas do organismo e para o nutrir apenas com alimentos ben√©ficos. √Č um per√≠odo de quebra total da rotina cujo objetivo √© livrar o organismo de comidas prejudiciais.

O que comer: Alimentos altamente nutritivos como proteínas vegetais, verduras, legumes e frutas.

O que n√£o comer: Carne vermelha e branca (incluindo frango, peru e porco), peixe, frutos do mar, ovos, leite, queijo, iogurtes e outros produtos de origem animal, gl√ļten, gr√£os e farinhas refinados, bebidas alco√≥licas, a√ß√ļcar e ado√ßantes artificiais.

Segunda fase

Nesta etapa de compromisso, as prote√≠nas animais passam a ser permitidas em quantidades limitadas. Dura at√© atingir a meta de peso ‚ÄĒ sete dias, no m√≠nimo ‚ÄĒ e aqui entra o p√£o sem gl√ļten e os produtos l√°cteos com modera√ß√£o.

O que comer: Proteínas animais de quinta a domingo, mantendo apenas a vegetal de segunda a quarta-feira.
O que n√£o comer: Produtos de origem animal nos dias de ingest√£o de prote√≠nas vegetais, a√ß√ļcar, bebidas alco√≥licas, gl√ļten e produtos l√°cteos.

Terceira fase

Por √ļltimo, esta fase n√£o tem dura√ß√£o. √Č a etapa de fidelidade onde o foco deve ser manter os benef√≠cios da alimenta√ß√£o funcional mas com liberdade para desfrutar de comidas menos saud√°veis em ocasi√Ķes especiais.

O que comer: Proteínas vegetais, proteínas animais, raízes, tubérculos e outros hidratos de carbono.
O que n√£o comer: Alimentos com alto teor de a√ß√ļcar branco ou farinhas refinadas, arroz branco, alimentos altamente processados e fritos.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.

In “Observador”

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