Raio:

Diabetes: novo adesivo mede eficazmente glicose durante o exercício físico


Colocado por | Setembro 21, 2017 | Notícias

7240888d1e.jpeg

Uma equipa de investigadores desenvolveu um novo sensor em forma de adesivo, baseado em papel, que mede a glicose eficazmente em pacientes diabéticos durante a prática de exercício físico.

Desenvolvido por Seokheun Choi e equipa, da Universidade de Binghamton, pertencente à Universidade do Estado de Nova Iorque, EUA, o novo método é igualmente eficaz na prevenção da hipoglicemia durante o exercício físico, algo que não é possível com a prática atual de monitorização dos níveis de glicose no sangue.

O método de monitorização da glicose no sangue apresenta vários problemas: está dependente de amostras invasivas de sangue, que podem ser contaminadas pelo suor, obriga o paciente a transportar consigo variados acessórios e ainda requer uma técnica sofisticada de sensor eletroquímico e energia elétrica. Tudo isto torna-se difícil de transportar durante a prática de exercício físico.

Seokheun Choi, docente de Ciências Elétricas e da Computação, e colegas, conseguiram desenvolver uma forma de monitorização da glicose no sangue através do suor humano, durante a prática de exercício físico que consiste num adesivo descartável, não-invasivo que é colado à pele e possui autossuficiência energética.

“O dispositivo baseado em papel adere diretamente à pele, recolhe o suor para um reservatório onde a energia química é convertida em energia elétrica e monitoriza a glicose sem energia externa e instrumentos sofisticados de leitura”, descreveu o investigador.

A medição da glicose com base no suor é uma técnica desejável para a gestão da hipoglicemia induzida pelo exercício físico pois a medição é efetuada durante ou imediatamente após o exercício, quando existe suor suficiente para obter uma amostra adequada.

Este novo adesivo vem colmatar possíveis falhas dos sensores de suor existentes, os quais podem ter dificuldades em recolher uma amostra adequada de suor, sendo que o mesmo pode ainda evaporar e requerem ainda mais tempo para a recolha da amostra.

Os investigadores concluem que “esta plataforma com sensor é consideravelmente promissora para a gestão eficiente da diabetes, e um sistema totalmente integrado com uma leitura simples pode ser realizado no sentido de uma monitorização contínua, não invasiva, da glicose”.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

255 total de vistas, 2 hoje