Raio:

Dia Mundial da Viṣo Р12 de outubro


Colocado por | Outubro 12, 2017 | Notícias

1906dc0cde.jpeg

Comemora-se hoje, dia 12 de outubro, o Dia Mundial da Visão. Esta data apresenta-se como a mais importante na área da Saúde da Visão, sendo uma iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB).

Estar atento à saúde da visão e ao seu impacto na vida de todos foi o desígnio escolhido para a celebração desta data. Esta abordagem apresenta-se como estratégica, considerando a OMS que 80% de todas as causas de deficiência visual são evitáveis ou podem ser tratáveis mediante prevenção adequada.

Os dados apresentados pela OMS referem que 36 milhões de pessoas têm cegueira, 217 milhões de pessoas têm comprometimento moderado ou grave da visão, perfazendo um total de 253 milhões de pessoas com deficiência visual.

Em Portugal, estima-se que as alterações da visão afetem cerca de metade da população e que cerca de 20% das crianças, tal como 50% dos adultos, sofrem de erros refrativos significativos.

A retinopatia diabética e a ambliopia nas crianças, são duas situações passiveis de prevenção e deteção precoce, bem como de tratamento oftalmológico e recuperação.
Neste sentido, em 2016 foi realizado um “Programa de Rastreio da Saúde Visual Infantil”, para deteção de ambliopia em crianças aos dois anos de idade (nascidos em 2014) concretizado através de um projeto-piloto que decorreu em quatro ACES e dois Centros Hospitalares da ARS Norte. Os resultados desse rastreio levaram já ao seu alargamento na Região Norte, no ano de 2017 a oito ACES e a quatro instituições hospitalares, e a 2018 a toda a região Norte, bem como à decisão, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, de alargar esta medida às restantes regiões do país a partir de 2018, sob coordenação da DGS, garantindo equidade a todas as crianças.

A adequação de medidas promotoras da Saúde da Visão, baseadas na evidência científica, está consubstanciada na Estratégia Nacional para a Saúde da Visão – ENSV 2017-2025, cujos objetivos serão concretizados através de programas, projetos ou iniciativas em desenvolvimento ou que venham a ser criados no âmbito do Ministério da Saúde e da Sociedade Civil.

Consulte aqui a Infografia alusiva ao Dia Mundial da Visão.

Fonte Original: Direção-Geral de Saúde

148 total de vistas, 1 hoje