Raio:

Desenvolvida cápsula com tratamento semanal para o VIH


Colocado por | Janeiro 12, 2018 | Notícias

10f5ab9520.jpeg

Uma equipa de investigadores desenvolveu uma nova cápsula que só com uma toma substitui uma semana de tratamento com os fármacos usuais para o VIH.

Elaborada por uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e do Hospital Brigham and Women, EUA, a revolucionária cápsula irá tornar a aderência ao tratamento muito maior já que o vírus requer um rigoroso horário de tomas diárias de um cocktail de fármacos.

As pessoas que se encontram em risco de exposição ao VIH beneficiam também pois ao aderirem ao tratamento poderão evitar serem infetadas.

A nova cápsula foi concebida para libertar os fármacos necessários de forma gradual durante uma semana. Esta inovação consiste numa estrutura em forma de estrela, com seis extensões que podem ser enchidas com fármacos, dobradas para dentro e envolvidas por um revestimento suave.

A estrutura da estrela é um polímero forte que tem a capacidade de libertar os fármacos a velocidades diferentes. Quando a cápsula é engolida, os braços desdobram-se e gradualmente libertam os compostos.

“É de certa forma como pôr uma caixa de toma de medicamentos numa cápsula. Agora há compartimentos para cada dia da semana numa única cápsula”, disse Giovanni Traverso, coautor sénior deste estudo.

Ensaios conduzidos em porcos demonstraram que as cápsulas conseguiram alojar-se no estômago e libertar três diferentes fármacos para o VIH no decorrer de uma semana. As cápsulas são concebidas de forma a desintegrarem-se em minúsculas partículas após terem libertado a totalidade dos fármacos, podendo assim passar pelo trato digestivo.

“Estamos todos muito entusiasmados com o facto de este novo sistema de administração de fármacos poder potencialmente ajudar os pacientes com VIH/SIDA, assim como muitas outras doenças”, revelou Robert Langer, também coautor sénior deste estudo.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

93 total de vistas, 4 hoje