Raio:

Cirurgia inovadora


Colocado por | Setembro 19, 2017 | Notícias

aa2043c00a.jpeg

Centro Hospitalar Cova da Beira realiza implante inovador.

No passado dia 8 de setembro, realizou-se pela primeira vez, no Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), uma cirurgia para implanta√ß√£o de uma pr√≥tese peniana insufl√°vel de tr√™s componentes. Trata-se de um tratamento de √ļltima gera√ß√£o para homens com disfun√ß√£o er√©til, que n√£o obt√™m melhorias com as demais terap√™uticas.

Dado o sucesso do implante, o doente teve alta ao terceiro dia após a cirurgia e, dentro de seis semanas, poderá usufruir em pleno de todas as potencialidades da prótese, melhorando a sua qualidade de vida e o seu bem-estar pessoal.

A prótese em causa consiste numa das mais complexas e inovadoras existentes na atualidade, possui garantia vitalícia e, pelo facto de ser insuflável, simula uma ereção natural, confortavelmente promovida pelo próprio utilizador.

√Ä frente do procedimento cir√ļrgico esteve uma equipa constitu√≠da por Pedro Vendeira, urologista e Presidente da Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodu√ß√£o (SPA), e o tamb√©m urologista do Centro Hospitalar Cova da Beira e Secret√°rio-Geral da SPA, Bruno Jorge Pereira.

O implantado pode ativar a prótese, acionando a bomba colocada no escroto, acessível à manipulação e que transfere o soro do reservatório para os cilindros colocados no interior do pénis (corpos cavernosos) que ficam preenchidos e adquirem rigidez. Após a relação sexual, o doente desativa a prótese, mediante a compressão de um pequeno botão, o soro que se encontra nos cilindros faz o trajeto inverso para o reservatório e, desta forma, o pénis regressa ao estado de flacidez.

O doente submetido a este procedimento é um indivíduo com 48 anos de idade, vítima de um acidente de viação grave, do qual resultaram várias fraturas da bacia, lesão do plexo lombossagrado (região lombar) e outras sequelas. A disfunção erétil de causa neurológica resultante do acidente, apesar de todas as terapêuticas tentadas para reverter o quadro, não apresentou melhorias. Perante a idade e a motivação do doente, foi-lhe implantada a referida prótese.

Visite:

Centro Hospitalar Cova da Beira ‚Äď http://www.chcbeira.pt/

Fonte original: SNS – Servi√ßo Nacional de Sa√ļde

147 total de vistas, 6 hoje